Sem categoria

Em Castanheiras, gestores já vivem a expectativa da inauguração da Regional do TCE

A abertura da Secretaria Regional do Tribunal de Contas (TCE-RO) em Cacoal, em solenidade marcada para a próxima segunda-feira (2), tem despertado o interesse e a expectativa dos gestores dos municípios que estarão sob a jurisdição da unidade administrativa.

Em Castanheiras, o prefeito Alcides Zacarias acredita que a instalação do Tribunal na região resolverá um antigo problema dos municípios: a capacitação dos servidores. “Hoje é difícil e caro para os municípios deslocar um técnico para ficar uma semana em Porto Velho participando de um curso. Em Cacoal, além de mais barato, o deslocamento poderá ser feito em poucas horas”, diz.

Além da economia, o chefe do Executivo Municipal lembrou que os cursos e treinamentos ministrados pelo TCE são fundamentais para que os técnicos municipais possam apresentar “um melhor resultado para a sociedade em todos os níveis da administração pública”.

A função pedagógica exercida pelo Tribunal nos últimos tempos também foi lembrada pelo presidente da Câmara de Castanheiras, vereador Luciano Mendes. “O gestor, na maioria das vezes, erra por desconhecimento, porque não sabe. Já com o Tribunal nos orientando, sendo nosso parceiro, isso não acontece”, diz.

O vereador presidente entende que, com a interiorização de suas ações, o TCE estará também melhorando seu trabalho fiscalizatório: “Acredito que as visitas técnicas serão mais frequentes, as inspeções também, fora o atendimento que, se já é bom, vai certamente melhorar.”

HOMENAGEM

Instalada em um prédio que ocupa 800 metros quadrados de um total de 1.500 metros quadrados, o prédio da Secretaria Regional em Cacoal homenageia Rochilmer Mello da Rocha, advogado, jornalista e conselheiro do TCE por 22 anos, que faleceu no ano passado.

Formado em Direito pela Universidade do Estado da Guanabara, atual UERJ, em 1963, Rochilmer Mello assumiu a vaga aberta com a aposentadoria do conselheiro José Renato da Frota Uchôa. No TCE, exerceu a presidência em três períodos: 1987, 88 e no biênio 2002-03.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo